quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sonho perdido, sonho reencontrado!



 Antes de iniciar com as seções sobre divulgação na internet e lista de equipamentos, que hoje trás uma informação show de bola, quero convida-los a fazer uma volta ao passado, ao ano de 1992.  Como falei semana passada, estava decepcionado pelo gesso que a banda que eu tocava se permitiu entrar. No auge dos meus vinte e um anos, conforme você pode notar na foto abaixo, não estava muito afim de conformidades e padrões justos demais. Aliás o cara com a lata de cerveja na mão ao meu lado se chama Ilson e admiro ele muito pelo fato de até hoje ele não usar celular, não ter email e nem sequer saber do que se trata. Poucas almas se permitem tamanha liberdade.
                Decidido a sair do marasmo, aceitei uma proposta de sociedade em uma loja de discos. Não era uma loja qualquer, e sim um sonho, um ideal. Vendia-mos CDs importados, raridades e camisetas de bandas de rock e acessórios . O ambiente que o negócio proporcionava era o melhor possível para os amantes da música. Ali conheci muitos músicos, alguns dos quais, cheguei a realizar trabalhos bem legais como a MORTH  e a BADWOLF (semana que vem falo um pouco sobre elas). Para nos situarmos no tempo, 92 foi o ano da explosão do Nirvana e hoje todo mundo sabe que foi um sucesso, mas na época, você iniciar um comercio apostando nesse estilo e tudo o que o rodeava... Por motivos pessoais e falta de maiores conhecimentos administrativo, a loja ATIVA DISCOS durou apenas 5 anos. Me lembro daqueles dias com saudade, mas não com tristeza. Sabe porque? Porque em 2011, o sonho foi reencontrado, repaginado e se fez mil vezes mais desafiador. O projeto ATIVA DISCOS  atual se propõem a ser um selo independente para produção musical de artistas que possuem trabalhos excelentes, seja qual for o estilo. O critério será talento e amor pelo que faz. Eu, por enquanto vou servindo de artista cobaia, digamos assim, para que um dia possa ajudar outros com aquilo que já vivenciei e estou vivenciando. É muito desafiador pelo fato de ser totalmente voluntário e  numa era em que ninguém ganha dinheiro com venda de músicas. O universo do artista se tornou uma busca do pão de cada dia e sua carreira, seu modo de viver e interagir com as oportunidades, é que irão, talvez ajuda-lo a viver, ou seja, morar, comer, se vestir, se transportar. E isso já é muito bom. Afinal, como diziam os Titãs: Você precisa de que? Você depende de que? Você tem sede de que?
Caso você esteja tentando ser uma nova Ladi Gaga,  não recomendo o selo independente ATIVA DISCOS. Atualmente as coisas estão funcionando bem. Não estou produzindo nenhuma banda ou artista alem de mim, mas troco muitas ideias com varias bandas e artistas que buscam lugar ao sol. Converso com músicos como o Torrada Sociopata, que tem uma banda de hardcore no Pará e o RK la na no extremo sul do Rio Grande com seu eletrônico muito viajante. O primeiro eu tenho a ensinar e faço com prazer e me esforço para ser o mais profissional possível, ja o segundo vem trilhando o mundo virtual e a produção musical caseira a mais tempo do que eu, de modo que me torno aluno. Como você pode ler, as vezes não precisamos de novos sonhos, apenas de reencontrar os perdidos.


Um pouco sobre divulgação na internet. (parte 1)

Dando continuidade a conversa sobre como podemos divulgar nossa música na internet, vamos analisar brevemente mais algumas ajudas. Blog,  youtube e  tweeter.

Receita 3) Crie um Blog.
                Primeiramente, vou apenas repetir o que todos dizem, e que é uma grande verdade sobre blogs: SOMENTE CRIE UM BLOG SE VOCÊ GOSTA DE ESCREVER.
                Tenho visto alguns blogs com muitas fotos, pensamentos de outros recortados, e sinceramente, isto pouco tem  a ver com blogar. Se analisarmos os blogs de pessoas com muitas visualizações, veremos que o principal conteúdo é a escrita e que outras mídias, como fotos, vídeos,etc, são apenas um tempero. Alem do mais quem acessa blogs gosta de LER. Em muitos casos, o blog serve para chamar atenção para outro negócio maior. Por exemplo: Uma cozinheira pode blogar divulgando receitas entrecortadas com assuntos que são interessantes para os amantes da culinária, mas talvez, o principal objetivo dela seja divulgar seu site,um livro ou um programa de radio ou tv. No meu caso, uso essa ferramenta pra divulgar minha música. Falando assim, parece uma simples jogada fria de marketing, mas , tenho observado excelentes resultados por duas vias. Varias pessoas vem agradecendo e elogiando a iniciativa e as dicas e o entretenimento que esse blog tem proporcionado, da minha parte, confesso que com essa ferramenta, meu trabalho musical tem se beneficiado bastante, não só em numero de audições, mas em aumento de técnica e ritmo. Deixe-me explicar, semana passada comentei que estaria em Tangará da Serra, e aproveitaria a viagem pra gravar imagens para o clip da nova música, Tangará Blues. O fato de ter feito esse compromisso com você que é leitor, me impulsiona a realizar os varios aspectos da minha musica. As imagens foram feitas e agora estou produzindo o clip e estudando o programa de edição de imagens Sony Vegas. Isso tambem se aplica quando prometo alguma informação. Essa semana tem um resumo sobre placas de som para gravação. Pesquisa que me ajudou bastante tecnicamente. De modo que o blog é uma excelente ferramenta que possibilita bastante ajuda pro seu leitor, você e seu produto principal. Desde que: REALMENTE GOSTE DE ESCREVER.
                No futuro quero blogar mais vezes com intervalo de tempo e textos mais curtos, o que é o ideal para este mundo corrido em que vivemos. Caso você tenha pouco tempo, tente fazer a leitura aos poucos, pois só postrei novamente daqui a sete dias.
Receita 4) Tweeter
Bem dinâmica esta ferramenta, e permite contato durante 24 horas entre as pessoas. Eu não faço uso por achar que não tenho algo tão interessante assim para ser “seguido”, nem imagino seguir quer pessoas, quer grupos musicais ou seja la quem for tão assiduamente. Mas, acho muito proveitoso olhando do ponto de vista do imediatismo que esta ferramenta proporciona. Para artistas com volume de trabalho significativo, shows, gravações, videoclips, o Tweeter aproxima bastante e o tempo real é que se torna o grande barato. Por exemplo: Um determinado artista pode “tweetar” para todos seus seguidores uma frase do tipo “ em instantes subo no palco aqui em ....” . Algo assim, ajuda a manter a chama da proximidade entre o artista e o seu público. Ajuda tambem na divulgação de venda de ingressos, dowloads gratuítos e visualização de lançamentos de videos.
Receita 5) Youtube
Resumindo, o youtube é hoje um dos mais importantes canais de divulgação.É obrigatório. Hoje até esta se tornando comun o habito de acessar o youtube apenas pra escutar, o que diga-se de passagem é testemunho de aceitação em massa. Alem do mais, voce pode usar links do you tube no seu site, o que faria grande diferença em termos de velocidade de navegação.
Não perca. Dia 26 de junho o lançamento do clipe da música Tangará Blues.

A ideia é lançar o audio no site Palco Mp3 no começo da semana e no fim de semana seguinte, fazer uma nova divulgação, desta vez do  vídeo.

Semana que vem falaremos sobre a idéia do site próprio.

Lista ideal de equipamentos para gravação. (parte dois);

Esta semana escolhi o assunto placa de audio para gravação. Explicando em linhas simples para você que quer gravar suas músicas em casa, a placa de som que vem normalmente em PCs e Notebooks, não é indicada para gravação. O papel da placa é converter o sinal de seu instrumento ou microfone, para bits.Podendo assim ser armazenada ou reproduzida em tempo real. Para isso você precisa de uma placa interna ou externa ao computador ou um conversor. Há vários modelos, com diversos preços. Nem sempre seu bolso é que vai determinar a qualidade da gravação, pois você precisa dominar outras técnicas, como a do posicionamento, equalização, etc. Eu uso a pedaleira G1 Usb da Zoom que ja vem com software para gravação multipista e custa em torno de R$500,00.
                Compilei uma lista de consulta rápido, caso você se interesse por mais informações, busque com os códigos da lista que forneci.

            Link da lista
Semana que vem quero trazer informações sobre microfones.

Divulgue este blog e participe com sujestões e comentarios!

PRÓXIMO POST: TODA QUINTA FEIRA




Um comentário: